Por Flávia Villatore
A cerâmica (do grego keramos — "matéria-prima queimada") é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico que seja submetido a altas temperaturas (aprox. 540°C) durante manufatura ou uso. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, ou nitreto, uma mistura ou um composto de tais materiais. Refere-se, portanto, à manufatura de objetos de barro posteriormente cozidos. Por ser um setor amplo e heterogêneo, o material cerâmico é dividido em: cerâmica vermelha, materiais de revestimentos, cerâmica branca, materiais refratários, isolantes térmicos, fritas e corantes, abrasivos, vidro, cimento, cal e cerâmica avançada.
A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades - das mais antigas às consideradas "primitivas", passando pelo Oriente e Ocidente - para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço. Em cada uma delas, por sua vez, alcança diferentes segmentos sociais: das camadas mais pobres e inferiores na hierarquia social, aos estratos superiores.
O uso da cerâmica é muito vasto. Esse material pode ser utilizado na fabricação de louças, materiais da engenharia civil, isoladores elétricos para alta ou baixa tensão, cerâmica artística, cerâmica técnica, refratários isolantes, fibras cerâmicas, zircônia, acabamentos, equipamentos para as aéreas aeroespaciais, eletrônica, produtos cosméticos, chips, etc.
Alguns exemplos do uso da cerâmica:
Os ceramistas chineses começaram a fabricar porcelana, uma forma altamente refinada de cerâmica, durante as Dinastias Yin e Shang. Enquanto os métodos anteriores eram primitivos, a fabricação avançada de porcelana se tornou possível com o desenvolvimento de fornos especiais, capazes de queimar o caulim, um tipo de argila branca, a temperaturas muito altas, por volta de 1.200 graus centígrados, para obter um material duro e não-poroso.
A primeira porcelana verdadeira foi produzida durante a Dinastia Tang, quando os ceramistas chineses aprenderam a controlar a quantidade de ferro, o que reduzia a interferência de cor e garantia a alvura das peças. A técnica atingiu seu auge durante a Dinastia Ming, e a porcelana de alta qualidade, a famosa porcelana chinesa, foi exportada para o Japão ea Europa.
Nessa época, os ceramistas chineses produziam porcelana a partir do caulim, e usavam uma pedra de feldspato chamada petuntse, em um processo que conferia às peças uma aparência translúcida, parecida com o vidro.
Hoje, a porcelana que conhecemos não é a original dos chineses. Porém, essa "porcelana" não deixa de se destacar pela beleza, limpeza e resistência ainda superiores a cerâmica normal.
Abaixo, fotos de porcelanas originais.
Cerâmica com efeito perolizado
por Érico Branco
No mercado de pisos e azulejos cerâmicos geralmente não há muitas mudanças, e poucas novidades são apresentadas ao consumidor nas novas coleções. É nesse contexto que surge uma proposição que raras vezes é levada em conta, mudar-se o tipo de acabamento dado ao revestimento cerâmico, inovando no esmalte em si, ao invés de alterar apenas o formato da peça cerâmica, sua textura ou cor.
Nancy Epstein, inspirada pelo brilho característico das pérolas, levou três anos desenvolvendo um esmalte que pudesse imitá-lo, e assim criou uma linha de azulejos premiada e singular, com um brilho muito interessante, que varia de acordo com a posição da qual é observado, dando uma sensação de fluidez ao material rígido. Esse efeito “furta cor” se obtém pela união dos efeitos fosco, semi fosco e brilhante em um único esmalte. Para esta linha foram criadas cinco variações de cores (Golden Sand, Oyster Ivory, Palm Green, Teak Beige e Undersea Blue) com três possibilidades de “mistos” entre elas, assim como também há a disponibilidade deste produto em diferentes formatos e dimensões. Confira alguns exemplos a seguir:
Lançamento Cerâmica Portinari
Por Alyne Sfredo
A marca Portinari lançou uma coleção chamada Ecolife HD, que veio para revolucionar a estética dos porcelanatos. As principais vantagens são a alta definição da imagem (HD), variação visual ilimitada, dando um aspecto mais natural ao revestimento (Infinity Design) e impressão que acompanha toda a superfície nos altos e baixos relevos (3D Image). O efeito dado no porcelatano reproduz fielmente a superfície de madeira, que está disponível em duas cores.
Kim Simonsoon
Por Alyne Sfredo
Kim Simonsoon fez sua primeira escultura com neve no quintal de casa. "Posso combinar a arte da cerâmica tradicional com o fenômeno cultural popular em grandes esculturas em cerâmica", diz o escultor. Suas obras são características pelos estranhos personagens que cria. Os temas geralmente são crianças, animais ou híbridos.
Algumas peças recebem tratamentos para ficarem com aspecto brilhante, como se fossem feitas de metal.
FONTES:
História da Cerâmica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica
http://www.abceram.org.br/asp/abc_0.asp
http://ceusa.virtualiza.com.br/lancamento/#/capa/
http://www.itaucultural.org.br/
file:///G:/Blog%20PPG/ceramica%20madreperols.html
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000174&category=500000000000112
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000177&category=500000000000115
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000176&category=500000000000114
Lançamento Cerâmicas Portinari
http://designceramico.com.br/
http://ceramicaportinari.com.br
Kim Simonsson
http://www.sweet-station.com/blog/?p=6949