Cerâmica e Design de Superfície

|

História da Cerâmica
Por Flávia Villatore

A cerâmica (do grego keramos — "matéria-prima queimada") é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico que seja submetido a altas temperaturas (aprox. 540°C) durante manufatura ou uso. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, ou nitreto, uma mistura ou um composto de tais materiais. Refere-se, portanto, à manufatura de objetos de barro posteriormente cozidos. Por ser um setor amplo e heterogêneo, o material cerâmico é dividido em: cerâmica vermelha, materiais de revestimentos, cerâmica branca, materiais refratários, isolantes térmicos, fritas e corantes, abrasivos, vidro, cimento, cal e cerâmica avançada.

A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades - das mais antigas às consideradas "primitivas", passando pelo Oriente e Ocidente - para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço. Em cada uma delas, por sua vez, alcança diferentes segmentos sociais: das camadas mais pobres e inferiores na hierarquia social, aos estratos superiores.

O uso da cerâmica é muito vasto. Esse material pode ser utilizado na fabricação de louças, materiais da engenharia civil, isoladores elétricos para alta ou baixa tensão, cerâmica artística, cerâmica técnica, refratários isolantes, fibras cerâmicas, zircônia, acabamentos, equipamentos para as aéreas aeroespaciais, eletrônica, produtos cosméticos, chips, etc.

Alguns exemplos do uso da cerâmica:







Porcelana
por Thiago Deconto

Os ceramistas chineses começaram a fabricar porcelana, uma forma altamente refinada de cerâmica, durante as Dinastias Yin e Shang. Enquanto os métodos anteriores eram primitivos, a fabricação avançada de porcelana se tornou possível com o desenvolvimento de fornos especiais, capazes de queimar o caulim, um tipo de argila branca, a temperaturas muito altas, por volta de 1.200 graus centígrados, para obter um material duro e não-poroso.

A primeira porcelana verdadeira foi produzida durante a Dinastia Tang, quando os ceramistas chineses aprenderam a controlar a quantidade de ferro, o que reduzia a interferência de cor e garantia a alvura das peças. A técnica atingiu seu auge durante a Dinastia Ming, e a porcelana de alta qualidade, a famosa porcelana chinesa, foi exportada para o Japão ea Europa.

Nessa época, os ceramistas chineses produziam porcelana a partir do caulim, e usavam uma pedra de feldspato chamada petuntse, em um processo que conferia às peças uma aparência translúcida, parecida com o vidro.


Hoje, a porcelana que conhecemos não é a original dos chineses. Porém, essa "porcelana" não deixa de se destacar pela beleza, limpeza e resistência ainda superiores a cerâmica normal.


Abaixo, fotos de porcelanas originais.



Cerâmica com efeito perolizado

por Érico Branco

No mercado de pisos e azulejos cerâmicos geralmente não há muitas mudanças, e poucas novidades são apresentadas ao consumidor nas novas coleções. É nesse contexto que surge uma proposição que raras vezes é levada em conta, mudar-se o tipo de acabamento dado ao revestimento cerâmico, inovando no esmalte em si, ao invés de alterar apenas o formato da peça cerâmica, sua textura ou cor.
Nancy Epstein, inspirada pelo brilho característico das pérolas, levou três anos desenvolvendo um esmalte que pudesse imitá-lo, e assim criou uma linha de azulejos premiada e singular, com um brilho muito interessante, que varia de acordo com a posição da qual é observado, dando uma sensação de fluidez ao material rígido. Esse efeito “furta cor” se obtém pela união dos efeitos fosco, semi fosco e brilhante em um único esmalte. Para esta linha foram criadas cinco variações de cores (Golden Sand, Oyster Ivory, Palm Green, Teak Beige e Undersea Blue) com três possibilidades de “mistos” entre elas, assim como também há a disponibilidade deste produto em diferentes formatos e dimensões. Confira alguns exemplos a seguir:







Lançamento Cerâmica Portinari
Por Alyne Sfredo

A marca Portinari lançou uma coleção chamada Ecolife HD, que veio para revolucionar a estética dos porcelanatos. As principais vantagens são a alta definição da imagem (HD), variação visual ilimitada, dando um aspecto mais natural ao revestimento (Infinity Design) e impressão que acompanha toda a superfície nos altos e baixos relevos (3D Image). O efeito dado no porcelatano reproduz fielmente a superfície de madeira, que está disponível em duas cores.






Kim Simonsoon
Por Alyne Sfredo

Kim Simonsoon fez sua primeira escultura com neve no quintal de casa. "Posso combinar a arte da cerâmica tradicional com o fenômeno cultural popular em grandes esculturas em cerâmica", diz o escultor. Suas obras são características pelos estranhos personagens que cria. Os temas geralmente são crianças, animais ou híbridos.
Algumas peças recebem tratamentos para ficarem com aspecto brilhante, como se fossem feitas de metal.






FONTES:

História da Cerâmica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica
http://www.abceram.org.br/asp/abc_0.asp
http://ceusa.virtualiza.com.br/lancamento/#/capa/
http://www.itaucultural.org.br/

Porcelana
http://www.discoverybrasil.com/

Cerâmica com efeito perolizado
file:///G:/Blog%20PPG/ceramica%20madreperols.html
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000174&category=500000000000112
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000177&category=500000000000115
http://artistictile.com/Collections/?place=500000000000176&category=500000000000114

Lançamento Cerâmicas Portinari
http://designceramico.com.br/
http://ceramicaportinari.com.br

Kim Simonsson
http://www.sweet-station.com/blog/?p=6949

Cerâmica com Madeira, ou Madeira com Cerâmica

|
Tanto é falado da limpeza, classe da cerâmica e mais um monte é comentado sobre a sofisticação, aconchego e outras coisas mais que a madeira nos remete em ambientes. Por isso, trouxe dois com ambos os materiais. Acho que a junção desses dois elementos, principalmente em restaurantes, cozinhas domésticas e salas de jantar, cria um ambiente aconchegante, bonito e charmoso. Claro que uma fotografia com uma boa iluminação de luz quente ajuda muito na hora da propaganda, mas não há como tirar o mérito da harmonia desses dois materiais juntos em um só espaço.

Abaixo, uma sala de jantar criado pela empresa Depósito Santa Fé.


Detalhes: Copa feita com mesa de jantar em peroba rústica e cadeiras abacaxi em vinhático. A farmácia é feita em peroba rústica e os biombos são brancos com venezianas. O ambiente ainda é composto por quadro Papagaio, lustre Café e louça provençal, acompanhada de objetos de decoração em madeira e cerâmica.




Abaixo, a foto de um restaurante projetado pela empresa Santos & Santos Arquitetura. Muito chic! :D


Detalhes: Área de 320 m2, o restaurante vem embalado em um arrojado projeto, e alma verdadeiramente nordestina: além do uso de cobogós, desenhados em nossas pranchetas, destaca-se o grande painel em cerâmica Brennand.
Ps: Leia sobre o Brennand, é um grande artista plástico.


http://santosesantos.informazione.com.br

SLICE - a nova tábua de corte de Leonardo Barelli

|

Vi este artigo no site da ABC design e acredito que entre no tema de design de superfície. Leonardo Barelli, designer de Curitiba, fez várias pesquisas e análises com usuários de diversos utensílios de cozinha, até que um desses produtos chamou sua atenção: a tábua para corte. Ele constatou que a tábua tradicional, feita em madeira, possui vários problemas como: dificuldade na higienização, difícil manuseio, baixa durabilidade e deixa gosto nos alimentos. As tábuas de plástico também não apresentam um bom resultado, uma vez que possuem formas extremamente simples sem qualquer toque de praticidade e beleza.

Atualmente, há um crescente número de pessoas que adotam a culinária como hobby; este público geralmente tem um alto poder aquisitivo e
valoriza a qualidade, a praticidade e o design dos utensílios que usa em sua cozinha. Pensando nisso, Leonardo Barelli criou a SLICE, uma tábua com o conceito de superfície para corte, fabricada em polietileno, a qual garante facilidade de limpeza, praticidade de manuseio, beleza e durabilidade.

A SLICE foi desenvolvida para servir de suporte para o corte de qualquer tipo de alimento. O design moderno e extremamente prático facilita a condução dos alimentos cortados para o recipiente desejado. Completam o design o recorte para apoio de faca, um furo para pendurá-la e abas que facilitam o manuseio.

Acredito que essa união entre o design de produto e o design de superfície está bem evidenciada no projeto do designer curitibano.

Algumas imagens da SLICE:



Fontes: http://www.coroflot.com/public/individual_set.asp?from_url=true&individual_id=176987&set_id=134599&

http://abcdesign.com.br/page/2/?s=design+de+superf%C3%ADcie


O MP3 mais antigo do mundo?

|

Cada vez mais pessoas compram produtos que às vezes podem ter menos funcionalidades que os concorrentes e ainda serem mais caros, se estes tiverem um design mais interessante ou materiais caros. Esse é o caso do Idunn A10, da marca Vedia; um mp3 desenhado por Jaroslaw Westermark, um famoso designer de jóias polonês.

Apesar de ter várias restrições, como a impossibilidade de reprodução de vídeos, tela preto e branca e pouca capacidade de armazenamento, seu diferencial está na escolha de materiais inusitados para o seu revestimento, que passam por madeira, polímero e metal. O corpo é feito de prata 925, que consiste em uma liga de 92,5% de prata pura com 7,5% de cobre, o que a torna mais resistente a riscos e desgastes, com o botão central em ouro 18 quilates; a entrada para fones de ouvido é entalhada à mão em ébano, uma madeira nobre de origem africana e cor preta, muito utilizada em instrumentos como o violino e o piano, mas o maior destaque deste MP3 é o detalhe na traseira em âmbar báltico, um polímero extraído das regiões ao redor do mar báltico. O âmbar é resultado da petrificação da resina produzida pelas árvores, e data de 35 a 40 milhões de anos atrás. Por ter petrificado através dos milênios, o tratamento dado a este material para que se chegue ao resultado lustroso e uniforme visto abaixo é o mesmo dado a uma pedra preciosa; existe todo um processo de desgaste para o qual se utilizam ferramentas específicas, que devem ser muito delicadas, para não gerar nenhum dano ao material, e o trabalho é feito à mão.


O preço do Idunn A10 ainda não foi informado, mas este produto certamente será de extrema exclusividade, uma vez que somente 10 unidades serão feitas. O tempo de espera será de 2 meses. (reserve o seu o quanto antes! XD )




FONTES:

Fluxchairs

|






Olhando um site de design, encontrei essa cadeira muito interessante que já ganhou concursos como o Philips Innovation Awards e New Venture por sua criatividade.

Desenvolvida pelo designer holandês Douwe Jacobs durante o curso de graduação no ano de 2008, ele estava a procura de uma linha de movéis dobráveis. Após fazer diversas miniaturas, chegou no resultado que é a Flux Chair, uma cadeira de papel que vira uma sacola. Quando faltar espaço, é só dobrar e guardar. Super prática!
Mesmo feita de um material que imaginamos ser frágil, a Flux aguenta até uma pessoa pulando em cima dela (vale lembrar que algumas cadeiras fabricadas com materiais mais resistentes não aguentam isso!).
O efeito brilhante, que nos remete a tecnologia e modernidade, é facilmente encontrado em celulares, televisões e computadores de última geração. O papel com seu baixo custo, pode deixar o produto acessível e a previsão para o início das vendas é o ano de 2010.

Bonita, prática e durável. Espero que ela possa substituir cadeiras plástico e metal, que são muito mais difíceis de serem recicladas.

Aqui um vídeo pra mostrar melhor como é a cadeira e como é fácil montar.
http://www.youtube.com/watch?v=Dvwx7eTuXPQ

Fonte: http://www.comlimao.com/2009/12/05/fluxchairs-uma-cadeira-altamente-sustentavel-e-pratica/
http://www.sweet-station.com/blog/?p=11058

Poltrona de cerâmica

|





Estas mini poltronas, feitas em cerâmica colorida, foram criadas pelo designer Alessandro Mendini para a Superego Editions.

Fonte: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/2009/07/20/poltrona-de-ceramica