Pirogravura

|
A pirogravua, arte que consiste na gravação de uma imagem com o fogo sobre madeira, é, até os dias de hoje, muito utilizada na decoração de objetos diversos. Tal gravação ou desenho é feita com uma ponta de metal incandescente, cuja temperatura e tempo de queima dão pssibilidade de se obter vários tons, efeitos de envelhecimento, sombras e texturas. Atualmente já existe um aparelho apropriado para fazer esta arte, o pirógrafo; ele é ligado à eletricidade e possui pontas de metais diferentes. Estas pontas de metais diferenciadas permitirão que se realizem trabalhos variados de gravura. A escolha da ponta do metal que irá ser utilizado é determinado a partir do desenho que será gravado sobre a superfície. Antigamente, usava-se ferro em brasa ou algum outro instrumento aquecido para fazer pirogravuras, as quais geralmente estavam ligadas a um simbolismo místico, pertencentes a rituais mágicos.

Quanto mais macio for o material trabalhado, mais se exige habilidade para que não se produza uma marca muito funda na peça. A pirogravura foi utilizada milenarmente por muitos povos para gravação sobre flechas, madeira, contas de ossos e outros utensílios. Hodiernamente, com a expansão do artesanato
, a pirogravura tem sido largamente utilizada na gravação de caixas de madeira, painéis feitos em couro, sandálias de couro, quadros feitos em madeira e até mesmo em portas residenciais.

A pirogravura é encontrada na
decoração dos mais diversos objetos.
É uma arte que requer mão
s firmes e paciência, porém a aplicação da pirogravura numa peça não é muito difícil, podendo fazer o desenho a mão livre (sem uma base de desenho), ou passar antes o desenho para peça com papel carbono; então, inicia-se o processo da gravação da peça.



Pirogravura de um Abutre
, Pierre Larribau














Piróg
rafo














Passo a passo de uma pirogravura










0 comentários:

Postar um comentário